Curso de Youtube Online para Empresas – SEO para Negócios

Otimização para YouTube é uma das principais tendências do Marketing Digital atual. O vídeo é cada vez mais popular e é crucial saber como posicionar seu conteúdo no topo das pesquisas da plataforma.
Apesar disso, a otimização para YouTube ainda é um conceito confuso para muitas pessoas, e há mitos sobre como produzir conteúdo e preencher os espaços fornecidos pela plataforma. . Para simplificar, preparamos um guia básico.

Entendendo a otimização para YouTube

Para começar, é importante entender a lógica por trás da organização dos resultados de pesquisa do YouTube. Isso envolve compreender os objetivos da plataforma com seu mecanismo de busca.
Em essência, o YouTube deseja manter os usuários assistindo vídeos por tanto tempo quanto possível. Esse é o princípio por trás de várias decisões da empresa, incluindo a organização do mecanismo de busca.
Se através dos seus conteúdos, os usuários ficam mais tempos logados, seu conteúdo será favorecido nas pesquisas. Por isso, o objetivo do seu vídeo deve sempre ser manter os usuários assistindo. Para cumprir esse objetivo, é preciso entender alguns conceitos importantes.

Tempo de visualização (Whatch Time)

Se o objetivo do YouTube é manter as pessoas assistindo vídeos por mais tempo, um vídeo que é assistido por completo é favorecido. Isso significa que não basta apenas ser visto por muitos usuários, mas é crucial que seja visto até o fim. Não importa se o seu vídeo tem 45 minutos de duração. Se ele for assistido por uma média de 40 minutos, ele terá prioridade sobre um vídeo que tenha apenas 4 minutos.
O tempo médio que os usuários passam assistindo ao seu vídeo é conhecido como Tempo de Visualização e afeta diretamente a otimização para YouTube. É necessário ter cuidado com vídeos longos, pois podem apresentar uma taxa de rejeição elevada. No entanto, se o seu vídeo longo prender o usuário e oferecer valor, ele sairá na frente dos concorrentes.

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Engajamento contínuo no YouTube

Além de valorizar conteúdo que mantém os usuários assistindo, o YouTube também favorece conteúdo que resulta em mais tempo na plataforma após a visualização. Isso significa que o que o usuário faz depois de assistir ao seu vídeo é tão importante quanto assisti-lo.
Isso geralmente significa engajamento. Você já está sendo favorecido na otimização para YouTube se o usuário comenta, dá like ou se inscreve no canal. Mas o melhor que ele pode fazer é assistir a outro vídeo.
Não importa se o vídeo seguinte é seu ou de outra pessoa. O importante é que ele permaneça no YouTube. E não há nada melhor para isso do que incluir cards que direcionem o usuário para conteúdo relevante.

Taxa de Cliques (CTR)

CTR significa Taxa de Cliques, uma estatística simples de obter. Uma maneira de calcular a taxa de cliques em seus vídeos é dividir o número de vezes que seu vídeo foi clicado pelo número de vezes que ele apareceu em resultados de pesquisa. É importante lembrar que a taxa de cliques é um indicador-chave de engajamento do público com seu conteúdo.
Quanto mais pessoas clicarem em seu vídeo, mais o YouTube entenderá que ele é relevante para a pesquisa e o colocará em uma posição mais alta para aquele termo. Mas conseguir o clique em relação aos seus concorrentes envolve ser atraente. Falaremos mais sobre isso abaixo.

Sistema de Busca e Palavras-Chave

O sistema de busca do YouTube enfrenta um grande desafio: decifrar a intenção do usuário na hora de pesquisar. Parece simples, já que todos digitamos nossas buscas, mas, na prática não é bem assim.
Por exemplo, a palavra “namorado” pode ser buscada para se referir a um peixe ou a um relacionamento amoroso. Se a pesquisa for “receita namorado”, é provável que se refira ao peixe do que as dicas de culinária para um relacionamento amoroso.
Essa complexidade é ainda maior para frases e conceitos mais abrangentes. É por isso que o YouTube utiliza o sistema de palavras-chave, onde você tenta esclarecer o conteúdo do seu vídeo. Escolher as palavras-chave certas ainda é fundamental para o SEO no YouTube. Se a plataforma de busca tiver dúvidas sobre o tema do seu vídeo, ele não será recomendado. As palavras-chave são a melhor forma de fornecer essa informação para o algoritmo.

Como obter sucesso no SEO para o YouTube

Agora que você já entende a teoria por trás do SEO para o YouTube, vamos falar sobre a prática. Sabemos que é necessário garantir que o seu vídeo seja visualizado na íntegra, direcionado para outros vídeos, clicado nas pesquisas e compreendido pelo algoritmo. Mas como alcançar esses objetivos?
Abaixo, listamos todos os pontos que você precisa considerar para chegar ao topo das pesquisas.

Introdução

A introdução é um dos aspectos mais importantes a serem considerados, pois é a primeira impressão que seu vídeo irá causar no público. Como você começa o seu vídeo? É crucial que os primeiros segundos sejam diretos e apresentem o conteúdo, resolvendo o problema do espectador.
Lembre-se de que é fundamental que o seu vídeo seja assistido na íntegra. É nessa hora que a questão do gancho se torna ainda mais importante. Grande parte da rejeição de seu vídeo ocorrerá nos primeiros segundos, especialmente se você demorar muito tempo para sair de vinhetas e coisas que não são relevantes.
Comece o seu vídeo com uma promessa de solucionar o problema da sua audiência. Isso manterá a atenção do público desde o primeiro momento e garantirá pelo menos uma pequena taxa de conversão.

Imagem de capa

Se o objetivo do SEO para YouTube é conseguir cliques, então é importante ter uma imagem de capa que chame a atenção do público. Uma imagem atrativa pode ser facilmente criada com a thumb.

A imagem de capa perfeita para seu vídeo dependerá do seu segmento e outras questões, mas algumas práticas gerais podem ajudar.
O primeiro passo é escolher uma cor chamativa para a imagem. É melhor evitar as cores do YouTube, como vermelho, branco e preto. Embora essas cores possam ser usadas, elas já são muito usadas no site. A melhor prática aqui é escolher uma cor que contraste com o resto da plataforma.
Outra coisa importante é não exagerar no texto. É recomendado ter uma ou duas frases curtas na imagem, com um total de 20 a 40 caracteres. O texto deve ser integrado à imagem, mas em letras grandes e chamativas.

Não se esqueça de incluir imagens de pessoas na imagem de capa, especialmente aquelas que aparecem mais no vídeo, e preferencialmente com expressões faciais que correspondam ao tema do vídeo. Isso ajuda as pessoas a entenderem o sentimento relacionado ao vídeo e chama a atenção do público.

Título

Quando você ter uma imaginação sobre SEO para YouTube, é de grande importância acrescentar a palavra-chave no título, preferencialmente no início. Veja exemplos:

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Além de inserir a palavra-chave principal no início do título, há duas práticas recomendadas para atrair mais cliques.
A primeira é usar o ano como parte do título. Isso torna o vídeo mais atrativo tanto para o público, que vê como atualizado, quanto para o algoritmo, que favorece conteúdo recente.
A outra prática é usar parênteses ou colchetes no título para resumir o conteúdo e torná-lo mais atraente para o clique.

Continuidade

Garantir a continuidade do seu conteúdo é essencial para uma boa estratégia de SEO no YouTube. Uma forma eficiente de fazer isso é utilizando os cards disponibilizados pela plataforma para sugerir conteúdos relacionados ao seu vídeo.
No entanto, é importante ter cuidado para não recomendar conteúdos de forma aleatória. Certifique-se de que os vídeos sugeridos sejam relevantes e atrativos para a audiência, para receberem visualizações e cliques.

Não basta apenas inserir os cards no vídeo, é preciso mencionar e destacar os conteúdos recomendados para incentivar a audiência a assisti-los. Isso pode exigir um preparo prévio para a gravação, mas os resultados positivos fazem toda a diferença na estratégia de SEO para o YouTube.

Texto descritivo

A descrição do seu vídeo é uma das informações que o algoritmo do YouTube utiliza para entender sobre o que ele se trata. Por isso, é importante que ela seja completa e ajude a melhorar a sua posição nas pesquisas.
Uma boa prática é criar uma espécie de mini postagem de blog na descrição. É recomendado utilizar entre 100 e 300 palavras, sem entregar todo o conteúdo do vídeo, mas incluindo palavras-chave e uma breve descrição do que será abordado.

Tags

Tags são úteis para o algoritmo de busca, mas muitas pessoas as utilizam de maneira inadequada. Isso ocorre quando se inclui um número excessivo delas no texto. Pense comigo: como o YouTube saberá sobre o que é o seu vídeo se há mais de 15 tags associadas a ele? São muitas palavras-chave associadas, o que pode confundir o algoritmo.

A melhor prática de SEO para YouTube em relação às tags foi criada por Brian Dean da Backlink e é chamada de TAB. Essa estratégia é uma sigla que resume quais tags usar. A sigla significa:

Target: comece adicionando a sua tag principal, aquela que você deseja que suba nos resultados de pesquisa;
Alternative: utilize duas ou três tags que se relacionam diretamente com a principal, mas representam outras formas de pesquisar o mesmo assunto. Uma maneira eficaz de decidir é colocar a tag original na barra de pesquisa e verificar as sugestões;
Broad: escolha uma ou duas tags que definem os assuntos em que sua tag principal está inserida. Para exemplificar, digamos que você queira aparecer nos resultados de pesquisa por “ovo de Páscoa”.

Essa é a sua primeira tag. Em seguida, pensando em alternativas, você pode incluir “ovo de chocolate” e “ovo de Páscoa caseiro”. Por fim, adicione “chocolate” e “receitas”. Pronto.

Desmistificando o SEO para Youtube

Existem duas ideias equivocadas sobre como ranquear o seu vídeo no YouTube.
A primeira e verdadeira é que ter muitas visualizações logo no início é de grande ajuda. Isso depende de diversos fatores, mas uma maneira eficaz de alcançar isso é construindo uma audiência fiel, o que está relacionado a publicar conteúdo de forma consistente.
Para facilitar a criação de um calendário de publicação regular, é possível baixar o nosso Modelo de Calendário Editorial preenchendo o formulário abaixo.

O grande mito do SEO para YouTube é que vídeos curtos são melhores. Na verdade, quanto mais longo o vídeo, maior a chance de aumentar o watch time e prender a atenção do algoritmo.
Então, se o seu conteúdo é rico em informações e aprofundado, não hesite em criar um vídeo longo. No entanto, se você quiser um tempo mais prático, tente manter o vídeo entre 8 e 14 minutos.

Algoritmo de pesquisa e Tags

Para maximizar o SEO do seu vídeo, é importante escolher tags relevantes e específicas. Evite usar tags genéricas que possam se aplicar a qualquer tipo de vídeo. Pense nas palavras-chave que seu público-alvo usaria para buscar seu conteúdo e inclua-as em suas tags.
Título e descrição Além das tags, o título e a descrição do seu vídeo também são importantes para o SEO. O título deve ser descritivo e conter a palavra-chave principal. Evite usar títulos sensacionalistas ou enganosos, pois isso pode prejudicar sua credibilidade e afetar sua classificação no mecanismo de busca.


A descrição do seu vídeo deve ser detalhada e informativa, fornecendo ao usuário uma ideia clara do que esperar do seu conteúdo. Inclua palavras-chave relevantes na descrição, mas evite o spam de palavras-chave. Use frases completas e naturais para descrever seu vídeo e inclua links relevantes para outros vídeos ou recursos.

Conclusão

O SEO para YouTube pode ser um desafio, mas é uma parte importante do marketing de vídeo online. Ao entender como o YouTube classifica e organiza seus resultados de pesquisa, você pode otimizar seus vídeos para obter um melhor desempenho nas pesquisas e atrair mais visualizações e engajamento.
Lembre-se de produzir conteúdo de qualidade que prenda a atenção do espectador e forneça valor. Use tags, títulos e descrições relevantes para ajudar o algoritmo do YouTube a entender o assunto do seu vídeo e aumentar sua visibilidade na plataforma.

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